Yim Ving Tsun representa a primeira geração de ancestrais da nossa linhagem, sendo reconhecida como a Fundadora ou a Primeira Ancestral (Josi) do nosso mun pai.
Segundo Ip Man, meu sigung, ela era natural da Província de Kwangtung (Guangdong), China. Após o falecimento de sua mãe, mudou-se com seu pai, Yim Yee, para a região fronteiriça das províncias Wannan (Yunnan) e Kwangsai (Guangxi), onde mantinha um estabelecimento comercial no ramo alimentício, especificamente de taofu (queijo de soja).
De acordo com Kwong Chi Nan, todai de meu sipak Chu Shong Tin, o local específico, Miu San (Miaoshan), é uma minúscula montanha.
Talvez, por isso, que sigung faz menção a Tai Leung San (Daliangshan) por ser uma referência mais conhecida.
A Fundadora foi discípula da legendária monja Ng Mui, - que juntamente com Gee Sin, Pak Mei, Fung To Dak e Miu Hin, - era considerada um dos “Cinco Antigos de Siu Lam”.
Eles sobreviveram ao incêndio que destruiu este monastério, localizado na Província de Fukien (Fujian).
Segundo o livro “History of Secret Societies of China” esse fato ocorreu, no décimo-segundo ano do reinado de Yung Jing (Yongzheng), que corresponde ao ano de 1734.
Ng Mui, inspirada no enfrentamento entre a serpente e o grou, deu origem a um novo kuen sut. Yim Ving Tsun recebeu este conhecimento no Templo Pak Hok (Baihe).
Após o famoso episódio em que derrotou um tirano local, que queria desposá-la à força, casou-se com Leung Bok Toa, a quem havia sido prometida.
Com o passar do tempo, devotou-se a sistematizar o referido kuen sut, tendo-o listado em Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun gwan e Baat Jaam Do.
Segundo meu sifu Moy Yat, a origem do nosso sistema ocorreu ainda no reinado do Imperador Yung Jing (1723 a 1735).
Pela singularidade das datas concluo que o Sistema Ving Tsun foi fundado no mesmo ano em que o Imperador Yung Jing faleceu, ou seja, 1735.
Oportunamente, a Fundadora transferiu secretamente esses conhecimentos para seu marido, Leung Bok Toa.